Tempo na Agricultura

Saber se vai chover muito ou pouco faz toda a diferença na hora de definir quando plantar e colher. A chuva e o calor no tempo e na medida certa são fundamentais para o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade da safra. A presença dos fenômenos El Niño e La Niña podem potencializar a sazonalidade e trazer prejuízos ao cultivo agrícola.  Secas prolongadas e geadas são comuns em temporadas afetadas por esses fenômenos e causam quebra de safra, com consequentes prejuízos aos agricultores. No entanto, neste ano estamos em neutralidade e sob essas condições a atenção nas condições do Oceano Atlântico é redobrada, pois repentinas variações acontecem e isso traz também rápidas consequências para a safra.


Previsões precisas do clima com antecedência de até 12 meses antes do tempo podem potencialmente permitir que os agricultores tomem decisões que possam reduzir os impactos indesejados ou tirar proveito de um tempo favorável esperado.


O que fazer?


A Consultoria conhece com profundidade a necessidade do agricultor. Nossa equipe de meteorologistas com larga experiência no mercado agrícola está disponível 24 horas para auxiliar na solução de dúvidas e tomada de decisão, minimizando assim os efeitos do clima sobre o negócio.

Por meio de alta tecnologia e serviços focados para o segmento, a Climatempo Consultoria possui diversas ferramentas de previsão de clima e tempo para o pequeno, médio e grande agricultor.



 

Conheça mais alguns serviços para o segmento Agro:

+ Boletim Agro meteorológico

São fornecidos boletins diários de informações importantes para o setor agrícola. Com informações de solo (água disponível no solo), mapas de chuva e uma discussão das condições de tempo passado e futuro, além das condições oceânicas
 

+ Previsão do Tempo

A previsão de tempo fornece, diariamente, as condições meteorológicas esperadas para os próximos 15 dias. A Climatempo Consultoria tem dados meteorológicos, imagens de satélite e modelos numéricos gerados por especialistas nos nossos sistemas computacionais – além da informação da temperatura máxima e mínima, condição da umidade relativa, e a probabilidade e volume de chuva. Também desenvolvemos índices personalizados como luminosidade, risco de ventania, desconforto térmico. Podemos gerar qualquer outra informação meteorológica importante para a sua rotina.
 

+ Previsão Climática

A previsão climática é uma análise da tendência do clima com até 12 meses de antecedência. O estudo, realizado por uma equipe especializada de meteorologistas, é feito com base em análises do clima local, dados meteorológicos e modelagens numéricas. A previsão climática é desenvolvida para uma região específica, descrevendo a tendência da chuva e da temperatura e discutindo as anomalias destas variáveis.
 

+ Laudos Meteorológicos

É um documento com valor legal que atesta as condições do tempo para uma determinada data e local. Este laudo é elaborado por um meteorologista credenciado pelo CREA, que analisa os dados meteorológicos, imagens de satélite e de radar daquele dia e localidade, e, baseado nesta análise, emite um parecer sobre as condições de tempo que ocorreram.
 

+ Pesquisa e Desenvolvimento

São diversos estudos de meteorologia ambiental, como o de dispersão de poluentes, caracterização climática de regiões, monitoramento de focos de incêndios e queimadas, conforto térmico, hidrometeorologia, biometeorologia, agrometeorologia e modelagem atmosféricas.
 

+ Palestras e Treinamentos

Os meteorologistas da Climatempo Consultoria vão até a sua empresa levar conhecimento sobre o uso e o impacto da meteorologia na vida das pessoas e das organizações.
 

+ Linha direta com o meteorologista

Nossa equipe de profissionais fica disponível durante 7 dias por semana, 24 horas por dia, para atender sua empresa e ajudá-la a tomar a decisão certa, na hora certa.


SHOPPING do Campo